quinta-feira, 15 de setembro de 2016

As três virtudes teologais simbolizadas no turíbulo


No turíbulo estão bem simbolizadas as três virtudes teologais — Fé, Esperança e Caridade. A meu ver principalmente a Fé, mas também as outras duas virtudes estão simbolizadas no turíbulo. Uma pessoa olhando para ele percebe um vislumbre da ordem sobrenatural.

A Fé está para a alma humana como os grãos de incenso estão para o fogo. Assim, quando a alma é ardente, coloca acima de tudo a virtude da Fé, e esta recebe do calor da alma humana uma realidade, uma vida. Mas, de outro lado, nunca dos nuncas apenas o carvão sozinho emitiria aquele perfume desprendido do incenso. É preciso que os grãos de uma outra essência caiam sobre as brasas, para, no fogo, desprender aquela fumaça perfumada.

Não há ninguém que, vendo queimar o incenso no turíbulo e vendo como ele se eleva, não tenha a sensação de que sua oração está se elevando como incenso para Deus. É a Esperança!

Nesta meditação, o que dizer quanto à virtude da Caridade? Naquela fumaça sente-se um certo calor, e ela tende a se espraiar generalizadamente por todo o ambiente — como a Caridade, que é generosa, abarcante e deseja se estender a todos.

Na alma de um católico esses símbolos permanecem meio intuitivos e o leva a pensar: “Faz bem olhar para o turíbulo!”. Analogamente, é o mesmo efeito que produz a lamparina no altar com o Santíssimo Sacramento. Se no lugar dela se colocasse uma lâmpada elétrica, não produziria esse efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário